segunda-feira, 27 de julho de 2015

Resenha #68 - A Playlist de Hayden

Postado por Unknown - segunda-feira, julho 27, 2015 - com 1 comentário
Ficha Técnica
Título: A Playlist de Hayden
Título Original: Playlist For The Dead
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

Resenha
A Playlist de Hayden foi um livro que gerou muitas expectativas, porém acabei me decepcionando com a leitura, já que a premissa era muito interessante, mas infelizmente a autora não soube desenvolver bem a história.

Sam e Hayden são melhores amigos, têm os mesmos gostos musicais, jogam os mesmos jogos, andam juntos na escola, um dorme na casa do outro e os dois aguentam juntos todo o tipo de bullying que sofrem. No dia seguinte à uma festa que não foi boa para eles, Sam vai até a casa de Hayden e o encontra morto no quarto, ao lado de um frasco de remédios. Ele se suicidou, porém deixou um bilhete para Sam junto com uma playlist, eis o nome do livro. As músicas servem como plano de fundo para a narrativa, porém ficou meio sem sentido pra mim, já que não identifiquei muita relação entre elas e a história (bom, pelo menos eu não encontrei relações fortes, foram bem superficiais).

Então começa a busca de Sam para entender direito o que aconteceu na noite anterior e tentar descobrir porque seu melhor amigo o deixou, tendo ainda que suportar, agora sozinho, a Trifeta do Bulliyng, que era composta pelo irmão do Hayden e dois amigos. Sim, Hayden sofria bullying (muito pesado, aliás) do próprio irmão. Eles nunca se deram bem e Ryan aproveitou isso para tornar a vida de Hayden um inferno, provavelmente era um dos responsáveis pela morte dele.

Sam tenta encontrar conexões com a playlist, ao mesmo tempo em que refaz os passos do amigo, descobrindo que ele escondia muitos segredos, inclusive amigos que ele nunca ouvira falar. Assim, ele segue aos poucos, desvendando o que aconteceu nos últimos dias de vida de Hayden.

Bullying é um assunto sério e eu acho sim que deve ser abordado na literatura também, porém a autora tinha um ótimo tema nas mãos que daria uma bela história e não soube tirar proveito disso. Enquanto Sam desvendava o mistério, coisas ruins começaram a acontecer com a Trifeta do Bullying, como se alguém estivesse se vingando deles, um por um. Acontece que, Sam estava tão atordoado com tudo o que acontecia, que pensou por um momento ser ele o responsável por essa vingança, mesmo sem lembrar disso. Ele estava num nível de estresse tão grande que chega a imaginar coisas que se misturam com a realidade. 

A narrativa é fluida, li bem rápido, confesso que esperava muito mais por conta de todo o auê que foi feito em torno desse livro. Achei o final mal elaborado, tudo acaba muito bem demais, com resoluções rápidas demais, o que não contribuiu para a história. As músicas citadas no livro são ótimas, a maioria de bandas que eu amo de coração, principalmente Florence and the Machine <3

De qualquer forma, se você procura uma leitura leve sobre bullying, recomendo que leia este livro, ele tem alguns ensinamentos para passar. E não sejam pais controladores, como os pais de Hayden são. Não joguem expectativas e pressões demais em cima dos adolescentes, eles mal começaram a viver.


How to disappear completely - Radiohead*
Crown of love - Arcade Fire*
Mad world - Tears for Fears/ Gary Jules
Invisible - Skylar Grey
One - Metallica*
Pumped up kicks - Foster the People*
I don't want to grow up - Ramones*
Diane young - Vampire Weekend*
Smells like teen spirit - Nirvana*
One step closer - Linkin Park*
The mariner's revenge song - The Decemberists
Adam's song - Blink 182*
Alison - Elvis Costello
This is how it goes - Aimee Mann
Despair - Yeah Yeah Yeahs*
On your own - The Verve*
Let it go - The Neighbourhood (não, não é Frozen haha)  
Say something - A Great Big World*
Everybody knows - Leonard Cohen
How to fight loneliness - Wilco
Conversation 16 - The National
Last goodbye - Jeff Buckley
Hurt - Nine Inch Nails*
For Emma - Bon Iver
Cosmic love - Florence and the Machine*
The mother we share - Chvrches
It's only life - The Shins

*As músicas com (*) são as que eu gosto muito.







Um comentário:

  1. Aii que deemais, adoro livros assim.. Vou procura-lo depois, obrigada. Bjos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir