quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Resenha #58 - Valente para sempre

Postado por Unknown - quarta-feira, dezembro 17, 2014 - com 15 comentários


Ficha Técnica

Título: Valente para sempre
Autor: Vitor Cafaggi
Editora: Panini Comics
Ano: 2012
Páginas: 92



Resenha

Oi, gente! Ando sumida, eu sei, mas vou fazer um post depois explicando certinho tudo o que aconteceu e os motivos pelos quais precisei me afastar um pouco do blog.

Hoje, vou fazer resenha de um HQ que me surpreendeu de forma extraordinária. No começo, não dei muita atenção, primeiro porque não sou muito fã de HQ no geral, e segundo porque não conhecia esse quadrinho. Então comecei a ler e me encantei com tudo: escrita, ilustração, narrativa, história em si... é tudo tão fofo, simples e lindo que fica difícil descrever ao certo, além de ter me identificado muito com o personagem principal.

Valente, um cãozinho muito fofo, está começando a descobrir sua vida amorosa. Certo dia, quando vai para a escola, ele encontra uma gatinha chamada Dama e é amor à primeira vista, pelo menos da parte dele. Envolvido por essa paixão, Valente encara situações bem constrangedoras, dessas que a gente geralmente se arrepende depois. Ele tanto insiste que acaba conseguindo a atenção de Dama. Paralelamente à visão do Valente sobre o que está acontecendo, o autor também mostra a visão de Dama. Dama acabou de sair de um relacionamento, está melancólica e no momento precisa de amigos, não de um novo amor. Até aí dá pra perceber que ambos têm objetivos diferentes e estão em momentos diferentes de suas vidas, o que acaba gerando a primeira decepção amorosa de Valente. 





Ele abrange isso para todas as situações possíveis, muitas vezes nos deparamos com situações certas em momentos errados na nossa vida, quando não é a hora certa. Isso fica muito claro nessa tirinha:


É uma HQ totalmente doce, leve, inspiradora e nostálgica. A narrativa do Vitor combina muito bem com o personagem e faz você se identificar com as situações. Sério, todo mundo já passou por algumas delas um dia e é essa simplicidade que torna a história sensível e única. É cheio de um humor leve, que fará você rir independente do local que estiver, não tem como resistir. 







Valente Para Sempre conta alguma fase da vida em que todos nós passamos, inclusive desafio a não pensar em algum momento “nossa, isso já aconteceu comigo” em qualquer trecho da HQ. Uma história linda e simples de como a vida é.
No total, são três volumes: Valente para sempre, Valente para todas e Valente por opção. Todos já foram publicados pela Panini e estão disponíveis para compra.