terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Resenha #37 - Deuses Americanos

Postado por Unknown - terça-feira, fevereiro 18, 2014 - com 13 comentários
Ficha Técnica
Titulo: Deuses Americanos
Titulo Original: American Gods
Autor: Neil Gaiman
ISBN: 9788576164593
Páginas: 446
Ano: 2011
Editora: Conrad
Tradutor:

Resenha


Shadow cometeu erros em seu passado, por causa disso está pagando sua pena na prisão, falta poucos dias para ele sair e rever sua amada esposa. Alguns dias antes da data oficial, ele é informado que irá ser liberto antes, para poder ir ao enterro de sua esposa, ela morreu em um acidente de carro em que seu melhor amigo estava dirigindo. Ao sair da prisão nosso protagonista deve pegar um avião para seguir ao velório de sua amada, no voo ele conhece um homem excêntrico, Wednesday, que lhe oferece um emprego de guarda costas. A principio Shadow rejeita a proposta e segue ao enterro da mulher, onde descobre o motivo por ela estar com seu amigo na hora do acidente.

Sem mais expectativas, Shadow aceita o emprego e assim um mundo novo se abre para ele. Sentindo todas as sutilezas a sua volta e ao se envolver mais nos negócios de Wednesday, descobrimos junto ao personagem um mundo em que deuses antigos vivem entre nós, vivem uma vida rala, lutando por adorações e sacrifícios aos seus antigos nomes, assim Wednesday se revela Odim, seu plano é uma guerra entre os novos e os antigos deuses. Shadow se vê ao meio de tudo isso ainda com sua vida sem um caminho certo a seguir e toda uma concepção nova do universo sob seus olhos.

Deuses antigos se enfraquecem enquanto seus adoradores diminuem, e se essa entidade não receba adorações ou sacríficos suficientes, ela deixará de existir para sempre. Esse é um ótimo conceito para se formar uma boa estória de fantasia e é exatamente o que Neil Gaiman nos mostra em seu livro. Sua narrativa é repleta de sutilezas que, com pequenas descrições, conseguimos sentir toda grandeza deste mundo que o autor quer nos passar. A narrativa acontece em 3ª pessoa, mas ela se conecta muito bem com a mente de Shadow, fazendo com que a descoberta do personagem seja tão espontânea quanto a do leitor.

As personalidades dos personagens são bem marcantes e elas evoluem com o decorrer do livro, Shadow se inicia de uma maneira e termina como uma pessoa totalmente diferente, tanto mentalmente quando espiritualmente. Temos personagens secundários que fazem o livro possuir outras estórias dentro da trama principal, fazendo todo esse universo apresentado muito mais complexo do que já é por naturalidade.

O livro pode ser um pouco cansativo para algumas pessoas, a escrita de Gaiman nesta obra às vezes se torna monótona, com situações do cotidiano e conversas corriqueiras, mas todas farão com que a obra ganhe valor no final da leitura. O tema da trama é muito bem desenvolvido e observamos que toda a história nos demonstra a evolução como pessoa que Shadow sofre ao decorrer desta grande viagem.

Comprei esse livro por uma recomendação que vi na internet e não me arrependo, porém "Deuses Americanos" é um livro que se torna muito melhor após a leitura, em que podemos visualizar todo o caminho percorrido e observarmos o mundo de uma maneira diferente.





Categorias: ,

13 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Até gostei um pouco da sinopse, porém não teve aquele baque em mim. Quem saiba eu não tenha a oportunidade de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo!
    Sou suspeitíssima para falar pq sou fã de carteirinha de NG. É o cara!
    Sou fã antes mesmo de saber que adaptação para o cinema de Stardust era dele rsrsrs
    Excelente sua resenha, especialmente por falar dos personagens bem construídos e da evolução deles ao longo da narrativa, mas tb por falar dos personagens secundários tão bem inseridos na trama!
    Adorei sua frase onde diz que é um livro que se torna melhor após a leitura.
    É tipo um livro que permanece conosco dp que terminamos de ler pq é absolutamente reflexivo <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, fiquei curiosa para ler!
    Acho que, por mais cansativa que a leitura possa se tornar quando o autor traz muitos detalhes, isso acaba enriquecendo muito a história, fazendo-nos "entrar" mais a fundo nela, né?

    Beijos,
    http://patriciapinheirotextos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li apenas um livro de Neil Gaiman, Lugar Nenhum, e não sei dizer o que senti ao finalizar o livro.
    Só sei que quero ter mais experiências com autor.
    Tive recomendações deste livro e pela sua resenha parece interessante..

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha visto falar desse livro, nunca li nenhum livro do autor. Pela sinopse, o livro até parece ser legal, mas não me trouxe aquela louca vontade de ler!

    ResponderExcluir
  6. Já sei que por o livro ser do Neil Gaiman é leitura obrigatória. Mas, todo mundo elogia os livros dele que não tem como não sentir vontade de ler um livro dele.
    Sua resenha ficou ótima e aguçou bastante a vontade de leitura deste livro.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    É minha primeira vez aqui no seu blog, pois tenho visitado vários diferentes um do outro, principalmente para poder me expandir, pois gosto de conhecer postagens diferentes e coisas novas que os blogueiros postam. Enfim...Gostei muito daqui, porque seu blog tem um ótimo conteudo e espero ler ainda muito mais resenhas por aqui =]
    Já estou te seguindo tá? Poderia me retribuir também?
    Ficarei feliz com sua visita
    bjos e sucesso com teu cantinho

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acho que já tinha ouvido falar desse livro, mas até então não sabia do que se tratava. E lendo essa resenha, confesso que fiquei bastante curiosa.
    Falando do seu comentário Rayssa, eu já vi alguns vídeos da Tatiana Feltrin e gostei bastante, o último que vi foi o que ela mostra o box dela de Percy Jackson e os Olimpianos, na versão hardcover. Gosto dos vídeos dela. Já esses outros dois canais que você indicou, não os conheço, mas com certeza vou procurar saber :D

    Beijos,
    Paulinha.

    http://envoltaempalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum livro do Neil, mas agora estou ansiosa. Eu gosto muito de estórias com deuses, e uma nova abordagem, mostrando eles mais fracos e esquecidos, muda um pouco dos demais livros do tema. Agora, vou procurar o primeiro capítulo, e depois providenciar meu volume :))

    ResponderExcluir
  10. Oiee...
    Neil Gaiman sempre escrevendo livros perfeitos!!

    Beijos da Di
    Parte de Minha História
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. A capa é linda kkk mas não sei se eu iria ler rs

    ResponderExcluir
  12. eu nunca li nada de Neil Gaiman, mas minha amiga fala muito sobre outro livro do autor... a premissa desse livro nao me interessou muito, entao acho q nao lerei nao :/

    ResponderExcluir
  13. Nunca ouvi falar do livro e nem do autor... mas acho que a resenha não me deixou com muita vontade de ler o livro. Não sou muita fã de narrativas em terceira pessoa e a capa não foi algo tão chamativo para mim.

    ResponderExcluir