domingo, 4 de agosto de 2013

Como conservar livros

Postado por Unknown - domingo, agosto 04, 2013 - com 5 comentários

Nós que somos colecionadores de livros, ou aquela pessoa que possui poucos volumes, tem certas preocupações de como preservarmos nossos livros, para que estes tenham uma vida mais duradoura e útil, assim mantendo nossa biblioteca pessoal em melhor estado possível. Com isso em mente, vamos ver algumas dicas e regras básicas de como conservar nossos exemplares.

Iniciando pelo armazenamento dos livros, tente manter seus livros longe do sol, sempre em lugares secos e sem incidência solar direta, assim o livro não desbotará. Tente manter os livros em sua estante um pouco espaçada, tanto de um livro para o outro quanto do fundo da estante, assim o ar circula e seus exemplares não correm o risco de pegar umidade  Se os livros ficarem dispostos deitados, tente manter um padrão para que os de mesmo tamanho fiquem juntos nas pilhas, se forem de tamanhos diferentes, faça uma pirâmide, mas não faça pilhas muito grandes, pois o peso pode marcar o livro inferior a todos.

Caso você opte por guardar seus volumes em caixas ou lugares fechados, utilize naftalinas para não adquirir traças ou umidade  Certifique se o lugar está bem limpo e lacrado para não acumular poeira e assim causar outros danos em seus livros. Use sempre as mãos limpas para manuseá-los e sempre segure com as duas mãos. Nunca se apoie sobre os livros, ou coloque coisas sobre eles, isso pode deformar o livro. Não utilize seus exemplares como apoio para escrita, você pode deixar marcas das palavras.

Ao retirar seu livro de sua estante, é recomendado que não o puxe pela parte de cima da lombada, pois este ato pode soltá-la, arrancando a capa do seu exemplar ou até mesmo desgrudando as paginas. Tome cuidado com o modo como você abre seus livros, alguns livros não são aconselháveis a total abertura do mesmo (180°), pois isso também pode causar a soltura de algumas paginas ou até mesmo da capa toda.

Grande parte dos livros de acabamento brochura possuem orelhas, não as utilize como marcador de páginas não é para isso que elas servem, esse ato causa um deslocamento da lombada do livro, ficando com o aspecto de torto. Para exemplares que possuem aquela “fitinha” que vem presa à lombada do livro, toque cuidado com ela, pois algumas podem manchar o livro se ficarem muito tempo na mesma página.

Não coloque folhas (mesmo as desidratadas), embalagens de bombons, fitas adesivas, grampos, entre outros. Todos esses elementos mancham o livro, principalmente as fitas adesivas, porque o papel “puxa” muita umidade  a cola seca e se gruda no papel aumentando sua acidez, assim a fita se solta e a página permanece manchada. Os grampos ou clipes por serem de metal oxidam com o tempo, deixando marcas marrons onde eles estavam.

Comumente, livros que permanecem em estantes juntam poeira em suas partes superiores, com o tempo isso pode escurecer esta parte do seu exemplar, é recomendada uma limpeza quinzenal (um espanador é uma opção rápida e prática) e uma vez por ano uma limpeza mais minuciosa envolvendo das primeiras às ultimas páginas (cerca de 10 páginas de cada lado). Por permanecer muito tempo guardado, seus livros podem adquirir cheiros “ruins”, para tratar ou evitar que isso ocorra deixe ele aberto em lugar seco e ventilado naturalmente por algumas horas, isso deve melhorar o cheiro do livro.

Evite encapar os livros, o contato com outros tipos de papéis pode mudar o pH das folhas. Não guarde seus exemplares em sacos plásticos, este ato impede a respiração do papel. Muito cuidado se for comer em quanto estiver lendo ou portando um livro, qualquer fragmento de alimento que cair no livro pode atrair insetos.

Ao emprestar o livro, veja bem para quem você está emprestando, se certifique que ela terá os mesmo cuidados que você teria com alguma coisa que lhe emprestaram. Evite escrever, fazer marcações ou dobrar o papel, isso marca e mancha seu volume.

Espero que essas dicas possam ajudar vários leitores a manter suas bibliotecas pessoais no melhor estado possível. Caso alguém tenha mais alguma dica que não consta neste texto, por favor, deixe nos comentários.

Uma boa leitura.


Categorias:

5 comentários:

  1. Eu sou bem ciumenta com meu livros, principalmente com aqueles que eu não li ou com aqueles que li e me marcou. Sou "fresquinha" com eles: Não empresto a qualquer um, leio sempre de maneira que não o abra e nem amasse, não uso a orelha como marcador e, dos meus preferidos, eu sempre plastifico pra melhor conservá-lo.
    Quanto ao fato de guardá-lo em saco plástico eu até acho melhor, proteger o livro da oxidação do papel (a famosa página amarela). Mas no mais, adorei o artigo!

    ResponderExcluir
  2. Meus livros são meu bebes, cuido com muito carinho e amor. Own <3

    Antes eu usava aquelas orelhas do livro, mas depois acabei percebendo que aquilo estava prejudicando-o, deixando ele torto.
    Usar marcadores de página ou até mesmo um papelzinho, é a melhor opção.
    Gostei da dica de usar naftalina, nunca tinha pensado nisso antes.

    Na hora de emprestar o livro fico meia desconfiada, sabe? Sempre fico pensando se a pessoa está cuidando direitinho dele, pois sou ciumenta, haha.

    Adorei todas as dicas!
    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei a imagem, legal as dicas algumas eu já faço, acho horrível as pessoas que abrem o livro todo parece que estão esquartejando os pobrezinhos rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Pense em uma pessoa super ciumenta com seus livros!!! Prazer! rsrsrs Tenho muitos livros de diversos assuntos... Uns acadêmicos, outros literários (literatura brasileira), outros literatura estrangeira e assim vai! E quando eu empresto, parece que vai algo de mim junto rsrsrs Mas procuro cuidá-los... Gostei das suas dicas, e confesso que nunca parei para pensar nisso, embora que procuro sempre cuidar bem deles :D

    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Seu texto disse tudo e vai me ajudar bastante.
    Algumas dessas dicas eu pratico, como limpar os livros e não deixá-los deitados.
    Pelo visto você possuí um grande entendimento do assunto.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir